Notícias de Itaboraí a um clique de você!

 
Principal Meio Ambiente Política Concurso & Emprego Educação Mapas Cultura & Turismo Segurança Esporte Dicas de Informática

|

Petroquímica - COMPERJ

|

Importância Rios Macacu e Caceribu

|

Acidentes em Petroquímicas

|

Risco de Vazamentos

|

Poluição do Ar

|

........

Petroquímica - COMPERJ.

A Petrobrás, através do RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) sobre o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ), promete maravilhas econômicas, sociais e até ambientais (sic), para o município de Itaboraí, onde está sendo instalado o complexo petroquímico e para os municípios vizinhos: Guapimirim, Magé, Cachoeira de Macacu, Tanguá, Rio Bonito, São Gonçalo, Niterói e Maricá.

"COMPERJ: RENOVAÇÃO ECONÔMICA E AMBIENTAL PARA O ESTADO DO RIO
O estado do Rio de Janeiro tem hoje a possibilidade de reverter um processo de esvaziamento econômico que começou com a mudança da capital federal para Brasília, acentuou-se na fusão com a Guanabara e aprofundou-se com a fuga de investimentos, aumento da criminalidade e perdas ambientais no interior. Este empreendimento pode dar oportunidade de crescimento econômico de forma positiva para o estado. A perspectiva se abre com a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – COMPERJ, o maior projeto individual da história da Petrobras. O empreendimento será implantado no município de Itaboraí e encontra-se em sua fase de planejamento. A localização em Itaboraí levou em consideração a disponibilidade e as facilidades da região. Em Itaboraí, o COMPERJ vai viabiliza reutilizar o Arco Metropolitano, de Itaboraí ao Porto de Itaguaí – um antigo e importante projeto do estado do Rio de Janeiro. Ao longo do Arco Metropolitano poderão se instalar indústrias que serão consumidoras de matérias-primas produzidas pelas indústrias de base situadas nas extremidades do Arco: aço em Itaguaí e plásticos em Itaboraí, no COMPERJ. Esta localização foi a que proporcionou o melhor aproveitamento da logística existente, mais competitividade para a cadeia produtiva e maior inclusão social, já que distribui benefícios para um número maior de municípios do estado. Está prevista a criação de mais de 200 mil empregos diretos, indiretos e por "efeito-renda", a nível regional e nacional. Para capacitar a mão-de-obra em vários níveis de escolaridade, a Petrobras, em parceria com prefeituras, irá proporcionar qualificação profissional. Os efeitos repercutirão na região e em todo o estado." (grifo nosso)

Para tentar justificar o que falam no grifo acima, usaram no RIMA a foto abaixo, do lado esquerdo, no sentido da Hospital Colônia Tavares Macedo chegando ao centro de Venda das Pedras, uma área sem investimentos, esquecida pelo poder público, com prédio antigos mal preservados e sem manutenção de pintura, dando uma impressão de sujeira e decadência. Ao invés de mostrar uma foto que demonstre, não que Itaboraí seja a melhor cidade do mundo, mais que já está, independentemente da Petrobras, ao nível das melhores cidades do Estado do Rio de Janeiro, como o exemplo da foto do lado direito da belíssima arquitetura do atual prédio da Prefeitura Municipal de Itaboraí, antigo palacete do Visconde de Itaboraí, erguido em 1834. Em perfeitas condições de manutenção e preservação. Bem diferente da foto mostrada no RIMA da Petrobras. Queriam esculachar com Itaboraí ou não?

Fonte: Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) Complexo Petroquímico do RJ.

 Fonte: www.rotarydistrito4750.org.br/cid_0201.htm

 

Comente esta matéria...

Nome ou Apelido:

e-Mail:(não aparece)

Digite na caixa de texto abaixo o número verificador do lado e clique em enviar.

 

 

 

Comentários desta matéria...

8 Comentários encontrados.

JorsangelaTeste

COMPERJ hoje é só GÁZ e Utilidades com os chineses!

d

ddddd

joijjo

ssssssssssssssssssssssssssssssssss

jorni

jorni

Maria

Muito bom!

Carlos

Está precisando atualizar...

Jorsangela

Achei a matéria importantíssima na atual conjuntura. Haja vista que pouco se sabe sobre o que ocorrerá com o funcionamento...

Jorge

Valeu pelo site.

 

  Topo 

 

Notícias

Links

Serviços e Utilidades

Fale Conosco

 

itaborainews.com.br é um site exclusivo sobre notícias, serviços  e novidades da cidade de Itaboraí - RJ Brasil