Notícias de Itaboraí a um clique de você!

 
Principal Meio Ambiente Política Concurso & Emprego Educação Mapas Cultura & Turismo Segurança Esporte Dicas de Informática

|

Petroquímica - COMPERJ

|

Importância Rios Macacu e Caceribu

|

Acidentes em Petroquímicas

|

Risco de Vazamentos

|

Poluição do Ar

|

........

Poluição do Ar.

Fonte:Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

Podemos propor ao COMLESTE (Consórcio dos municípios da Região Leste) e a Petrobras, que para evitar aumentar ainda mais a poluição do ar em Itaboraí e região em virtude da implantação e após, quando em pleno funcionamento o Complexo Petroquímico, poderia haver uma forma de compensação onde haveria a distribuição de combustíveis: álcool (etanol), gasolina de maior qualidade e gás mais barato favorecendo menores níveis de poluição na região.

Observem a foto ao lado apresentada no RIMA, mostrando as chaminés com o sistema desligado. Veja se não é bem diferente da foto abaixo com chaminés em pleno funcionamento. Será que a foto foi escolhida com as chaminés sem funcionar por acaso ou para não assustar os leitores do RIMA, principalmente os que moram na região do futuro Complexo Petroquímico?

FONTE:

www.usp.br/.../2006/espaco73nov/0notas1.htm

texto: Cinderela Caldeira


OMS altera níveis mínimos para a poluição do ar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alterou, em outubro, os níveis mínimos recomendados para a poluição do ar em todo o mundo. Pelos novos índices estabelecidos pela OMS, a média diária recomendada para partículas inaláveis foi reduzida em um terço: passou de 150 µg/m³ (microgramas por metro cúbico) para 50 µg/m³. O ozônio baixou de 160 µg/m³ para 100 µg/m³ a média de 1 hora máxima. O dióxido de enxonfre teve média diária reduzida de 100 µg/m³ para 20 µg/m³. O dióxido de nitrogênio não sofreu alteração.

Paulo Hilário do Nascimento Saldiva, professor e diretor do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental, e Nélson da Cruz Gouvêa professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM), foram os únicos pesquisadores brasileiros, especializados em poluição atmosférica, a participar do comitê da OMS que alterou os níveis.

De acordo com Saldiva, a partir dos novos níveis foi constatado que todos os grandes centros urbanos do Brasil estão fora dos novos padrões mundiais de qualidade do ar. O professor avalia que “a poluição do ar já deixou de ser apenas um problema ambiental e passou para a esfera da saúde pública. A má qualidade do ar, comprovadamente reduz a expectativa de vida, leva ao abortamento e eleva os riscos de doenças cardíacas e de câncer”. (...)

 

 

 

Comente esta matéria...

Nome ou Apelido:

e-Mail:(não aparece)

Digite na caixa de texto abaixo o número verificador do lado e clique em enviar.

 

 

 

Comentários desta matéria...

0 - Ainda não há comentários para matéria. Seja o primeiro a comentar.

 

  Topo 

 

Notícias

Links

Serviços e Utilidades

Fale Conosco

 

itaborainews.com.br é um site exclusivo sobre notícias, serviços  e novidades da cidade de Itaboraí - RJ Brasil